Estava eu meditando, sobre o que iria falar, que assunto eu iria abordar para a Academia Maçônica de Letras de MS e consequentemente para o Jornal o Estado MS. Foi que me veio esta palavra Estoicismo. Mais afinal: o que vem a ser o estoicismo?
É importante destacar, que o presente artigo pretende demonstrar apenas de sua utilização histórica e teórica e não de forma Física, onde o estoicismo foi imprescindível para o sistema filosófico estoico, o que permitiu a sua utilização na Antiguidade como fundamento de todo o pensamento do Pórtico.
Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos. O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade.
“O estoicismo, uma doutrina fundada por Zenão de Cício (335-264 a.C.), e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma ética em que a imperturbabilidade, a extirpação das paixões e a aceitação resignada do destino são as marcas fundamentais do homem sábio, o único apto a experimentar a verdadeira felicidade [O estoicismo exerceu profunda influência na ética cristã.].”
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estoicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Interiorização, Meditação, prática do desapego, voltar se pra dentro. Essa é a saída das coisas de um mundo superficial e medíocre. Devemos controlar a nossa mente e não deixar que ela nos controle. Contudo, para isso, controlamos nossa respiração.
A Arte de Viver é um manual. Deveria ser lido/relido e refletido por todas pessoas em suas várias idades, no decorrer de suas vidas. As escolas deveriam sugerir já desde a infância este método gramatical.
Internalizar e praticar a ideia de que nossas atitudes e reações que nos criam problemas, será sempre nossa meta. No entanto, é importante pensarmos todos as nossas atitudes de forma clara e consciente exigindo sempre a consciência para os belos momentos.
Acredito que todos neste Planeta, independente de credos religiosos ou formas de vida que leva, tínhamos que ler, reler sobre o grandes Filósofos da humanidade, em especial Epicteto. De muitos que falam demais ou são céticos, materialistas, frios de sentimentos, Epicteto para mim é o verdadeiro fruto de tudo de lindo pelo Criador.
Um breve resumo da biografia de Epiteto ou Epicteto (55 - 135) foi um filósofo grego da Escola do Estoicismo. Seu nome de nascimento é desconhecido, “epiktetos” significa “adquirido” ou “comprado”, isso porque quando ainda era menino foi comprado como escravo por Epafródito, um dos secretários administrativos de Nero. Muito cedo Epicteto mostrou uma excepcional capacidade intelectual, e Epafródito resolveu mandá-lo a
Roma para estudar com o renomado professor estoico Gaio Musônio Rufo. Epicteto se tornou seu aluno mais brilhante e acabou livre da escravidão. De aluno, Epicteto tornou-se um conceituado professor de filosofia, ensinando na capital do Império Romano até o ano de 94 d.C.
Diante deste pequeno resumo biográfico de Epiteto, deixo aqui esta reflexão, deixando a busca, por tornar aquilo que acreditamos ainda não ser; percebermos que felicidade, sucesso... não faz nenhum sentido; pois já somos o tudo de um todo.
Somos: o criador a criatura e a criação.
O pai o filho e espírito santo numa mesma unidade. D(eu)S
Que a clareza do SER possa iluminar nosso viver.
Concluo dizendo que o ser humano na maioria das vezes sofre por ignorância. Benditos sejam todos os que se propõem ajudar
Referência bibliográfica.
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHZN_pt-BRBR1013BR1013&q=O+que+prega+o+estoicismo%3F&sa=X&ved=2ahUKEwimya_70876AhUVppUCHeUDCYoQzmd6BAgQEAU&biw=1920&bih=929&dpr=
Comments